TEDx Indaiatuba (2016): Design Thinking e a Gravidade Zero
- Reinaldo Campos
- 30 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2020
No TEDx realizado em Indaiatuba, contei como descobri, a partir da minha experiência em Design Thinking e da minha história de vida porque criar a (des)conexão é fundamental para se pensar e agir de maneira inovadora.
O Design Thinking ou o pensamento do design é uma abordagem usada para se criar soluções inovadoras centradas no ser humano e que carrega, dentro de si, um espaço onde duas forças, de conexão e desconexão sempre se encontram. Eu chamo esse espaço, metaforicamente, de gravidade zero.
O que tenho visto, na prática, é que, por estarem doidas para encontrar uma nova maneira de pensar, as pessoas que começam a participar do processo de aplicação do Design Thinking se esquecem de perguntar: como eu me desapego da minha velha maneira de pensar? Tradicionalmente, estamos acostumados a resolver problemas a partir de uma perspectiva própria, nos perguntando “Como eu faria isto?” ou “Como eu sairia dessa situação?” Raramente consideramos o olhar e as necessidades das outras pessoas. O Design Thinking propõe um mergulho no universo das pessoas envolvidas na questão que se quer resolver. Ou seja, como é que eu e você entendemos esse desafio? É na combinação entre o exercício de desapego que faço das minhas velhas ideias e a jornada em direção ao território desconhecido do outro que podemos finalmente chegar a uma nova descoberta.
A prática do desapego, o acesso ao desconhecido e a descoberta conjunta de novas possibilidades fazem com que emerja, dentro do espaço proporcionado pelo Design Thinking, um estado de (des)conexão.
Essa (des)conexão faz com que a gente consiga criar novas alternativas para a jornada a ser seguida. A partir de um novo lugar. Sem amarras. Como se estivéssemos livres dos efeitos da gravidade. Como astronautas que se lançam no espaço em busca da ampliação das fronteiras do nosso universo.
Comentários